segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pudendo Feminino e Clitóris

O pudendo feminino localiza-se na região baixa do ventre, entre as coxas, sendo constituído pelas estruturas denominadas lábios maiores, lábios menores, clitóris e vestíbulo vaginal. Os lábios maiores são duas dobras grossas de pele que se estendem paralelamente desde a região inferior do púbis até as proximidades do anus. Internamente aos lábios maiores, há duas pregas de pele menores e mais delicadas, os lábios menores, que delimitam a entrada da vagina, região denominada vestíbulo vaginal.
Na região anterior do pudendo feminino, perto da junção dos lábios menores, localiza-se o clitóris, um órgão com cerca de um cm de comprimento, constituído por tecido erétil, que se enche de sangue e fica intumescido durante a excitação sexual. É considerado um órgão homólogo ao pênis, mas, diferentemente deste, não contem uretra.
A uretra das mulheres abre-se como uma pequena fenda no vestíbulo vaginal, entre o clitóris e a abertura da vagina. No vestíbulo, nos lados da abertura vaginal, desembocam os condutos de um par de glândulas produtoras de secreção lubrificante, que facilita a penetração do pênis durante o ato sexual.
























Nas mulheres virgens o orifício da vagina é parcialmente recoberto pelo hímen, uma membrana mucosa de função ainda desconhecida que, em geral, se rompe no primeiro ato sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário